terça-feira, 24 de março de 2015

Entrevista com L.M Ariviello o autor de A Herdeira de Hélzius




L.M Ariviello pode parecer o nome de um Italiano ou de um Espanhol, mas que nada, esse é o pseudônimo de Manoel Oliveira. (esse moço simpático aí do lado ➡)
Ele tem 24 anos, mora em Maracanáu - Ceará; é professor de Espanhol; casado e tem uma filha.
Na ultima sexta-feira (dia 20) ele lançou o seu primeiro livro: A HERDEIRA DE HÉLZIUS E OS SETE ANIMAIS SAGRADOS. (que você pode ler a resenha aqui)
Livro ao qual ele vinha planejando desde 2005, mas que só começou a escrever em 2009.
No feriado cearense de 19 de março (dia do padroeiro do estado; dia de São José), ele me recebeu em sua casa para conversarmos e para responder algumas perguntas em primeira mão (aplausos).

ENTREVISTA

leitura e movies: De onde vem o nome L.M Ariviello?

Manoel Oliveira: Eu vi logo de cara que meu nome não era bom para aparecer como autor de um livro de fantasias: Afinal Manoel Oliveira é praticamente o nome de um autor de novelas (risos).  Então eu fiquei pensando em que nome deveria usar: se um real ou inventar um nada a ver com o meu.
Foi aí que decidi fazer uma homenagem aos meus avós. Então ficou L de Luiz, que é meu avô paterno; o M de Manoel que era também o nome do meu avô materno e Ariviello, que é um anagrama do meu sobrenome (Oliveira). E decidi colocar um L a mais pra ficar mais bonitinho.

leitura e movies: Como surgiu a ideia de escrever o livro?

Manoel Oliveira: Eu tive a ideia com 15 anos.
Foi no tempo em que assisti a primeira vez Harry Potter, O Senhor do Anéis, Van Hellsing; e tinha um monte dessas coisas na minha cabeça. Então decidi juntar todos os seres fantásticos em uma histórias só: e veio a ideia de Hélzius. Aí cuidei em criar a historia e as regras e leis do planeta, para depois escrever a historia do livro.  Na verdade veio primeiro a historia do planeta e só depois foi que veio a da Alana.

leitura e movies: O livro é baseado em alguma coisa? Algum acontecimento ou outra historia?

Manoel Oliveira: Como disse: foram ideias que se juntaram, não foi algo especifico. Na verdade tudo que a gente ler e ver serve de inspiração em algum momento. Acho que A Herdeira de Hélzius é uma mistura de tudo que eu já assisti e já vi. Sem a intenção de plagiar nada, é claro. Sempre criando coisas novas.

leitura e movies: Existe algum personagem baseado em alguém que você conheça?

Manoel Oliveira: Não neste primeiro volume. No terceiro vão existir três personagens, que são três amigos que tive na escola e um quarto personagem que sou eu. Então os personagens terão o nosso nome só que ao contrario. Eu serei o Leonam; mas isso é coisa para o terceiro livro.
Já no segundo eu peguei o nome de alguns conhecidos e fiz anagramas para batizar alguns personagens, mas alguém especifico, não tem. Eu muito mais mesclei personalidades de amigos com a minha do que basear em alguém.
Por exemplo: os três protagonistas tem muito de mim. A Alana tem os meus sonhos e as minhas convicções; o Olavo tem um pouco do meu lado negro (risos), meu lado meio solitário; a Iris tem meu lado louco mesmo. Meu lado meio sem noção. É isso!

leitura e movies: Qual teu personagem preferido? Tem um?

Manoel Oliveira: Não consigo escolher um. Não tem como escolher um dentre os três protagonistas. Sendo assim meus preferidos são eles; Alana, Olavo e Iris. Ah, e o vilão também. Eu gosto muito do vilão.

leitura e movies: Como Hélzius é um planeta habitado por muitos seres e criaturas; tem alguma raça preferida? Aquela que goste mais de escrever sobre ela ou que mais te chama atenção?

Manoel Oliveira: Eu gosto muito dos guerreiros! Na verdade não é uma raça em outros livros. Cada raça tem seus guerreiros. Mas eu fiz os guerreiros serem uma raça no meu, por que eu queria criar todo um lado dramático para eles. Como a questão de serem usados e explorados só pelo fato de terem nascido com algumas habilidades e é algo que nem todos querem. Nem todo mundo quer ser guerreiro na vida.

leitura e movies: Teve alguma ajuda para escrever o livro? Tipo algum amigo opinou e tal?

Manoel Oliveira: Quando tive a ideia, um amigo meu (um dos que estão no terceiro livro) foi bem critico e eu até fiquei meio chateado. Mas foi ele quem me incentivou a mudar o nome da Alana, que originalmente seria Bruda (uma mistura de Bruxa e Fada, que são as duas raças que a fazem ser uma mestiça), ele me falou que estava feio e tosco, disse que mudasse. Ele foi uma das primeiras pessoas que viu. E na época da faculdade, quando já estava escrevendo essa versão (o livro passou por varias mudanças ao longo dos anos), teve a Natália uma amiga de lá que me ajudou a ir mudando muitas coisas que estavam meio infantis. Ela quem analisou o livro. Foi minha leitora beta.

leitura e movies: Quantos livros terá a saga de Alana?

Manoel Olivera: A minha intenção é que sejam sete livros; são muitos, mas é que quando comecei a planejar a historia ficou sendo essa a divisão e não tem como diminuir.

leitura e movies: E já tem tudo em mente quanto aos próximos volumes? Já pensou no final de tudo?

Manoel Oliveira: Sim. Sei até como vai ser a ultima cena do ultimo livro. Inclusive eu tenho andado muito ansioso para escrever-la; acho que vou até escrever logo. Por que ela é uma referencia ao primeiro livro; não sei se todo mundo vai lembrar, mas vai ser algo pra fazer todo sentido.

leitura e movies: Como é ser marido, pai, professor e escritor com apenas 24 anos?

Manoel Oliveira: (gargalhada) Bem, é meio complicado às vezes. Eu tenho que escolher o que vou fazer no dia; Se eu vou dar atenção a família, se vou ler, vou escrever ou se vou corrigir prova. É tudo muito corrido, mas no final do dia acaba sendo compensador por já ter tantas conquistas sendo ainda tão jovem.

leitura e movies: Como está sendo a recepção do publico e dos amigos para com o livro?

Manoel Oliveira: Muito Bom! (risos) Por enquanto ainda não recebi nenhum critica negativa. Tenho sido muito elogiado até então e espero que fique sendo assim. (risos)

leitura e movies: Pra quem ainda não leu o teu livro o que tu diria para incentivar?

Manoel Oliveira: Eu levei um bom tempo para escrever o livro para que ele ficasse bem legal. Não é um livro que só tem um tipo de história, mas que mistura fantasia, romance e mistério e que com certeza vale a pena ler e se surpreender.


A Herdeira de Hélzius e os Sete Animais Sagrados já está a venda em todo o Brasil pelo selo TALENTOS DA LITERATURA BRASILEIRA da Editora Novo Século.
Não perde tempo e corre pra embarcar para Hélzius de carona na história da mestiça e herdeira deste planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário