segunda-feira, 30 de março de 2015

Resenha: Os 13 Porquês



Fazia um bom tempo que queria ler esse livro.
Desde que vi a capa (muito massa) e li uma sinopse, o que me chamou atenção logo de cara, coloquei ele na minha lista de livros que queria ler e comprar.
E valeu muito a pena, assim como eu esperava.


Resenha:
OS 13 PORQUÊS é a história do suicídio de Hannah Baker, na verdade o livro já inicia duas semanas depois de ela comete-lo.
A garota antes de morrer deixou sete fitas gravadas (isso mesmo, fitas cassete das antigas), cada lado contando a história de algum colega com ela e a contribuição dele em seu suicídio, o transformando em um dos porquês.
As fitas precisam ser entregues pelo correio logo após serem ouvidas para o porquê seguinte na mesma ordem que são mencionados nas gravações.
O livro nos leva a acompanhar o personagem Clay Jensen, que acaba de receber as sete fitas e passa a escuta-las.
O garoto é levado a fazer um tour por todos os lugares descritos nas fitas onde ocorreram os fatos que levaram a tragédia central, enquanto ouve através de um walkman roubado a narração de todos eles na voz da própria suicida.
Aos poucos os acontecimentos vão se interligando e as histórias se transformando em uma grande bola de neve que acabou levando Hannah a tirar a própria vida.


Minha Opinião:
O livro é bem dramático e tem uma mensagem muito forte.
A forma que a historia dos personagens vão se misturando é tão inteligente e tão bem contada que faz muitas vezes parecer que é um noticiário de jornal.
A narração do livro também é muito massa, mas as vezes pode acabar confundido quem está falando, já que alterna entre o áudio das gravações e o ponto de vista do Clay.
O livro nos passa uma ideia bem parecida com a de PERDÃO LEONARD PEACOK de Matthew Quick (resenha aqui ), que é aquela de que muitas vezes agimos sem saber o quanto somos importantes ou estamos ferindo uma pessoa.
O livro é muito bom e me deixou muito curioso a ponto de devorar as quase 250 páginas em dois dias de leitura.
Recomendo!

nota:

Nenhum comentário:

Postar um comentário