sábado, 13 de junho de 2015

Jogador Número 1 - Resenha



Nem lembrava de que era tão bom assim!
Sabe quando o livro é tão massa que quando você o reler ele parece ainda ser melhor que da vez anterior?
Pois é, esse foi o efeito de JOGADOR NÚMERO 1 nesta que é a segunda vez que leio. Se fosse para definir um status para mim agora, No Chão, seria o apropriado.
O livro é inteligente, futurístico e ao mesmo tempo nostalgia total!
É SIMPLESMENTE PERFEITO!!!

462 páginas
O descobri sem querer em uma livraria aqui de Fortaleza com um amigo nerd e geek em meados de 2012. Achamos massa, mas nenhum comprou o livro naquele dia.
Perto do fim do ano na Bienal, ele acabou não resistindo “ao chamado” que a sinopse (que já é incrível) faz e comprou. O cara é tão amigo que me emprestou pra ler primeiro, já que estava ocupado em outra leitura e para ver minha opinião.
Fiquei completamente apaixonado e impregnado pelo livro já nas primeiras páginas.
Mas vou deixar minha opinião mais para a frente, antes vamos a...

Resenha:
O ano é 2044 e o mundo real está numa terrível situação.
Wade Watts passa a maioria do seu tempo logado no jogo de realidade virtual OASIS, assim como a maioria das pessoas. No OASIS se pode: estudar, trabalhar, encontrar inúmeras aventuras para se viver em seus milhares de planetas além de ser quem você quiser.
Só que agora o criador desta utopia cibernética morreu e deixou enigmas espalhados em alguns lugares do OASIS que levariam uma pessoa a ser premiada com uma enorme fortuna e um poder muito grande.
Milhões de pessoas durante anos tentaram sem sucesso encontrar esse prêmio, sabendo apenas que os enigmas deixados se baseiam na cultura pop dá época que Halliday (o criador do Oasis) adorava: Os Anos 80. Referencias a filmes, músicas, seriados, comerciais e jogos de vídeo game desta década preenchem as páginas desse livro nos levando há um passado enquanto estamos no futuro.
Durante anos eles estudaram de modo obsessivo tudo relacionado a essa época e que pudessem levar a primeira de três chaves que indicavam o prêmio... e nada.

Mas agora Wade achou a primeira chave.

Uma excitação se instala e a chama da busca, que já se esfriava, volta a acender produzindo uma grande confusão enquanto Wade luta pelo prêmio com seu avatar no OASIS e por sua vida no mundo real.

Minha Opinião:
Já deixei bem claro o quanto esse livro é bom e o quanto ele faz parte da minha vida.
Ele tem que ser leitura obrigatória para todo geek, nerd, otaku, leitor, não leitor, cristão, ateu, enfim para todo o mundo.
Tem uma linguagem excelente, simples e uma narração muito rápida a ponto de te fazer avançar nos capítulos sem perceber (principalmente nas ultimas cem páginas).
Muita coisa conhecida é mencionada lá (como jogos, animes e filmes) e muitas outras legais que foram sucesso no passado e que não conhecia, mas que se encaixam na história e na caçada de uma forma extraordinária.
O personagem principal (Wade/Parzival) é muito massa. Ele tem vários dramas pessoais, mas em nenhum momento deixa com que você o veja como coitadinho, ele é exatamente como as pessoas são.
Os outros personagens também são muito bem construídos e a historia do melhor amigo do Wade é muito show.
É um livro que vale muito a pena ser lido em todos os sentidos.
Tem ação com robôs e pea (briga/porrada em Fortaleza) na mão.
Tem naves espaciais e até o Delorean (carro do filme De Volta Para o Futuro).
Tem referência a muita coisa japonesa e americana e para as meninas uma historia de amizade muito bacana e um romance conturbado e meio impossível.

E a coisa ficou ainda mais séria esse ano.
Segurem os Forninhos!
Desde que li o livro em 2012 sabia que os direitos haviam sido vendidos para a produção de um filme (deu Medo).
Espera, espera, espera e nada.
Mas esse ano uma noticia oficial está circulando na rede de que o nosso querido Steven Spielberg (Os Goonies, Jurassic Park, E.T, Tubarão e outros) tomaria a direção deste trabalho.
MEU... DEUS!!
Meu coração já bate forte e meio descompassado só de pensar no que vou ver nos cinemas.
Orem, rezem façam todas as suas preces e em nome de Jesus leiam este livro antes de ir ao cinema e virar modinha (o que é mais que merecido).

nota:





               

2 comentários: