sábado, 11 de abril de 2015

Entrevista com o autor de O Nono e a Raposa Mestiça



Anderson Martins Moura


Anderson Martins Moura tem 23 anos e é natural do Ceará, mas agora mora em.Natal ondesegue carreira militar.
O NONO E A RAPOSA MESTIÇA (resenha aqui ) é o seu primeiro trabalho nesse novo ramo que ele quer seguir.
Atualmente ele está escrevendo a sequencia deste livro.

Entrevista:

leitura e movies- de onde veio a ideia de escrever um livro, já que você é um marinheiro?

Anderson- eu sempre gostei muito de ler e de escrever. Escrevia versinhos para as meninas e cheguei até a ganhar o terceiro lugar em um concurso literário na cidade de minha mãe. Aos 15 escrevi um livro (APR- Amigos Para Sempre) que se fosse publicado hoje seria a maior ironia da minha vida. Pensando em reescrevê-lo e publicar, quem sabe mais pra frente.

leitura e movies- e a ideia para O Nono como surgiu?

Anderson- em 2012 viajei para o RN, serviço obrigatório da marinha do Brasil. Quando todos os exames médicos, ao qual fomos submetidos, acabaram, os fora de sede voltaram as suas cidades para passar certo intervalo de tempo enquanto o curso não começava; dai ficaram eu e mais oito rapazes no RN, por que não tínhamos dinheiro para voltar e todos nós éramos do Ceará, daí surgiu “Os nove”. Antes o nome do livro era “Os Nove”, mas decidi mudar para “O Nono” deixando mais bonito. Outra curiosidade é que os nove eram todos homens, mas decidi mudar e no livro são homens e mulheres.

leitura e movies - então para este livro surgiu primeiro o nome? De onde surgiu a história com a raposa, a ideia para Jubilo e tudo o mais?

Anderson- sim, primeiro me veio o nome e depois fui criar uma historia para. (risos)
E sobre as raposas, elas sempre tiveram uma influência, por que minha mãe, na sua infância, foi atacada por uma levando duas mordidas. Coitada de minha mãe passou 14 dias viajando de jumento todos os dias para tomar injeções no tratamento (risos), até hoje ainda lembro o cuidado dela com nossas galinhas, por medo das raposas. Já Jubilo eu escolhi esse nome por que vem de alegria e decidi criar um lugar que fosse conhecido por sua paz completa. A historia se desenrolou com o tempo. Muita coisa eu mudei, na verdade exclui.

leitura e movies- teve inspiração de alguém para escrever Artur, o protagonista da historia? Aquele jeitão dele engraçado e ao mesmo tempo meio bruto veio de onde?

Anderson- (risos) esse jeito engraçado dele é um pouco do meu. Não tem como esconder! Já a parte ranzinza eu decidi incluir pra ele ficar mais complexo.

leitura e movies- demorou muito para escrever o livro? Por que ele é tão curtinho?

Anderson-escrevi em pouco tempo, justamente no período em que estava viajando a serviço pela Marinha do Brasil. Tinha muitas comissões (viagens a serviço, navegar, empurrar água, ficar no meio do mar, dias sem Net e um bocado de coisa). Nesse período tinha mês que só ficava quatro dias em terra, todo o resto estava em alto mar.
Originalmente ele teria onze capítulos, mas decidi comprimi-lo, para poder deixar um suspense maior para o segundo volume. Também decidi tirar os capítulos para ficar aquela combinação de nove (risos).

leitura e movies- o nono terá quantos livros? Já sabe?

Anderson- será um trilogia, mas posso explorar esse mundo e depois escrever mais seis, fechando assim um ciclo de nove livros.

leitura e movies- o que está achando da recepção do publico?

Anderson- Estou gostando muito, principalmente por conta das dúvidas que eu quis plantar e está dando muito certo. Tem gente que todo dia me pergunta sobre (risos).

Leitura e movies- está satisfeito com o livro ou acha que poderia ter sido melhor?

Anderson- sim gostei bastante, mas acredito que poderia ter sido bem melhor, com certeza! Como? Se eu não tivesse corrido contra o tempo e não tivesse retirado dois capítulos. Mas é que nunca estamos satisfeitos, não é mesmo?

leitura e movies- é fã de alguma saga de livros?

Anderson- Harry Potter, quem não é?, Senhor dos Anéis, As Crônicas de Gelo e Fogo entre outros.

leitura e movies- como disse O Nono não é o primeiro livro que escreveu, mas considera ele como tua melhor criação?

Anderson- isso é muito complicado. Gosto muito de uma antologia que escrevi, mas O Nono é o Nono (risos).

leitura e movies- deixa algumas palavras pra quem já leu O Nono.

Anderson- obrigado por terem lido meu livro. Espero que tenham gostado foi feito para vocês. e aguardem que vem muito mais por aí. Quem ler o segundo vai dizer que nem os posteriores conseguiram ser melhor.

leitura e movies- agora diz algo pra quem ainda não leu. Por que eles deveriam ler?

Anderson- a historia é muito boa e creio que irão gostar. Passo neste livro lições de vida, quebrando tabus e rótulos.

desenho do Anderson- por Carlos Abimael

Um comentário:

  1. Parabéns Anderson pelo seu sucesso eu li o livro, meus amigos leram, e todos estamos ansiosos pelo próximo.

    ResponderExcluir