sábado, 14 de fevereiro de 2015

Mais Livros Brasileiros e menos blá blá blá


O preconceito quanto à cultura e ao que nossa casa produz é algo que existe desde muitos tempos atrás. Não é a toa que o dito popular “santo de casa não faz milagre”, que é conhecido até mesmo por nossos avós, roda por aí, só Deus sabe desde quando.
A verdade é que crescemos acostumados a ouvir músicas e filmes de fora e a percebermos a diferença de qualidade (isso é fato), o que acaba nos convencendo dessa inferioridade brasileira... Mas em alguns pontos!
É claro e obvio que não podemos generalizar tudo. Muita coisa daqui é boa! Muito boa!
A questão da literatura é que alguns antiguinhos como eu, acabaram descobrindo a leitura na escola e ficaram marcados autores como MACHADO DE ASSIS, CASTRO ALVES, CECÍLIA MEIRELES, CARLOS DRUMOND DE ANDRADE entre outros.
Não que as obras deles sejam ruins (longe disso). Na verdade são clássicos da nossa literatura.
Mas para a geração que conheceu CREPUSCULO, SENHOR DOS ANÉIS, HARRY POTTER, CRÔNICAS DE GELO E FOGO, JOGOS VORAZES e por aí vai, que embarcou nesses mundos fantásticos, até como uma forma de fugir do que é tão comum e que pode ser visto a qualquer horário nas novelas, por não terem uma forma de comunicação eficaz ou até mesmo por preconceito acha que a Literatura Brasileira não é tão boa ou que não tem algo no estilo a esses best-sellers de fora.
ERRO GRAVE
O Brasil não é rico só em bundas, não é só bom em produzir um carnaval e nem se resume só à corrupção.
EXISTE SIM
Muita gente boa por aí escrevendo livros tão fantásticos e maravilhosos quanto muitos importados e algumas vezes até melhor.
Nomes como RAPHAEL DRACCON (que por sinal foi um dos responsáveis por trazer As Crônicas de Gelo e Fogo ao nosso país), sua esposa CAROLINA MUNHÓS (especialista em fadas e criaturas desse mundo), EDUARDO SPOHR (que narra incrivelmente a fantástica guerra entre anjos e demônios), RENATA VENTURA (que criou uma extensão brasileira para o mundo de Harry Potter) , L.M ARIVIELLO (pseudônimo de Manoel Oliveira e que está lançando seu primeiro livro) entre muitos outros, estão quebrando tudo com seus livros de fantasia, magia, ficção e tudo mais que a gente gosta e acha fo**.
Vamos dar uma chance para essa galera compatriota nossa.
Acreditar é o começo para as coisas começarem a dar certo!
Tem muita coisa boa e interessante rolando em nosso país, mas infelizmente estamos mais interessados em procurar o que criticar do que algo para ser aproveitado.

Galeria:





Nenhum comentário:

Postar um comentário